quarta-feira, 30 de maio de 2012


DIA DE NAMORAR É HOJE

Mila Ramos
Dia 12 de Junho de todos os anos!
Mas se você não beijar a namorada nesse dia, não der uma flor ou um presente, não fique chateado! Todos os dias é dia dos namorados: de namorar, de amar, de beijar, de fazer um agrado. Se não for assim, você perde a nomorada ou o namorado.
Pergunte aos mais velhos se no tempo deles tinha Dia dos Namorados! No meu, não tinha. Tinha a festa de Santo Antônio, fogueira, roupa caipira (nunca vi um caipira vestido do jeito que a gente ia para essas festas, mas enfim). O negócio era pular fogueira, comer pinhão, dançar shotz e quadrilha com o namorado ou o “pretendido”, mandar bilhetes que seriam guardados eternamente – ( ah! como é curta a eternidade de um adolescente).
Ver a sorte era o grande barato das Festas de Santo Antônio - Dia dos Namorados do comércio atual.
Ah! Se não fosse o comércio.!.. Santo Antônio estaria ainda sendo o mais festejado santo de 12 de Junho, o santo mais requisitado pelas moças em busca de maridos – (nem sei se hoje elas estão tão fixadas de casamentos.
Novenas a Santo Antônio, sino chamando e foguetório após a reza, era a hora de namorar e encontrar o par para sonhar com o véu branco e as flores de laranjeira. E guardar a virgindade para a primeira noite, a lua de mel.
Aviso aos jovens casais de hoje – e aos bem jovens - isso é a história de seus avós. Não há a menor intenção de julgar qualquer comportamento atual, porque a modernidade começou a existir desde Adão e Eva: desde lá, os costumes começaram a mudar e, se seus avós nascessem hoje, eles seriam iguais a toda a garotada de hoje, lutando contra drogas, aproveitando as delícias do mundo da web, ouvindo a barulheira estrondosa do que vocês chamam de música. E namorar “ficando”, ora essa!
Nós não pegamos esse tempo, não!
Quando namorávamos, era só lado a lado, sentando junto no cinema e, escondidinho, dando a mão. E, se a luz acendesse de repente, era uma ligeireza só comparável, hoje, a uma arrancada de Fórmula l.
Dar o braço, era intimidade de noivos.
E “ficar” de camisola do dia, cheia de rendas, com penhoar e calcinha combinando, muito recato e medo, ficar sozinhas com seu amor, era a coroação de um conto de fadas.
O dia dos Namorados vem chegando e é hora de ser feliz.
Poema da autora: NOVENA
...Faz reza forte
ao Santo casamenteiro,
reza nove noveneiros:
Não quero o Pai, quero o Filho, do Dono do armazém .Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário