milaramos.joi@terra.com.br
Yoani, a cubana que vive em seu país em tempo de ausência de liberdade e de justiça social. Ela vem aí.
Que seja bem-vinda ao Brasil, minha querida cubana, tão bem-vinda quanto o foram seus compatriotas bailarinos nos nossos Festivais de Dança de Joinville, em anos passados.
Tanto quanto o foram os excelentes atletas de Cuba nos últimos Jogos Interamericanos, quando, inexplicavelmente, o governo brasileiro da época, a pedido de Cuba, prendeu-os e os reenviou a Fidel. O Presidente do Brasil era Lula, não esqueça esse nome nunca, porque ele é do time que destruiu Cuba Livre.
Seja tão bem-vinda quanto os maravilhosos compositores e artistas de seu país que aqui estiveram em tempos idos e que nos deslumbraram com sua poesia e com seu canto.
Você é jovem e inteligente o suficiente para entender que algumas pessoas que se tornam líderes em nossos países, não o fazem por amor à sua terra, mas pelo poder em si, pelo direito de mandar nos cidadãos, seus irmãos e para enriquecer, isso sim..
Eles o fazem para serem vistos pelo mundo todo como os donos da terra e de seus filhos menores – porque nos grandes homens e nas grandes mulheres eles não mandarão nunca, você está provando isso aos mandatários de Cuba.
O verdadeiro sentido de Liberdade é o de pensamento. O segundo é o de externá-la. De vivê-la. E é só isso que aqueles que amam sua terra natal querem para si.
"Liberdade é a faculdade de praticar tudo quanto não é proibido por lei" diz nosso mais conhecido e consultado dicionário da Língua Portuguesa, no Brasil, o Aurélio. Para isso vivemos e isso exigimos e exigiremos sempre de nossos governantes. Por isso morreremos.
É essa liberdade que queremos que você, Yoani Sánchez, venha ver e sentir no nosso Brasil, onde a Democracia é um regime político de princípios soberanos da nossa população, da nossa gente.
Não que sejamos um povo melhor que o seu ou de qualquer parte da Terra, tanto que aqui há políticos iguais aos de seu país, em idéias e em aspirações. Mas o povo brasileiro tem tido força para cerceá-los, e em alguns casos mais recentes, de julgá-los e condená-los.
Seja bem-vinda, corajosa filha de Cuba.
O Brasil te respeitará!
Mila Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário