terça-feira, 23 de julho de 2013

UM OLHAR CARINHOSO SOBRE SUA CIDADE



Mila Ramos

Quanto tempo faz que você não passeia por nossas ruas, num dia qualquer, para ver melhor nossa Joinville?
Você já percebeu, por exemplo, que a Rua Dr. João Colin não tem árvores nas calçadas? Pois é, nestes meus passeios de quem não tem o que fazer – dirão alguns – eu notei que só na frente de um banco, existe uma árvore em toda a antiga Rua do Norte, hoje Rua Dr. João Colin, uma das mais importantes vias de circulação de Joinville.
Uma rua nua!
 Despojada!
Longa reta, com casas históricas – como a antiga prefeitura, agora desocupada, – ali, em meio a construções modernas que alargam suas calçadas para fazer estacionamento – o que é ótimo – mas que não plantam uma árvore sequer para sombrear os carros dos clientes no verão incrível que temos, tão incrível quanto este nosso inverno.
Diferentes dos clientes do banco da cerejeira, a Caixa. É a única árvore nas longas calçadas da Rua Dr. João Colin. Uma buganvília castigada pela serra ainda tentava vencer os fios de luz, frente à antiga Casa Geraldo. Não resistiu, não existe mais...Que pena!
Este é um exercício de cidadania que tenho feito, agora que a vida me dá tempo para sair de casa e contar as árvores plantadas na Rua Blumenau,paralela à rua Dr. João Colin, desde o Terminal Norte até a Rua Visconde de Taunay. Porque são muitas. As árvores estão ali, frondosas ou sofridas, desafiando a fiação de postes, podas desastrosas e carregando nas costas, anos e anos de galhos cheios de barba de velho, muitas parasitas do mato, retrato da umidade própria de nosso clima, e ainda, a experiência de quem vive à espreita do que acontece à sua sombra. Pois é, eu contei as árvores da Rua Blumenau. São 176. Na sua maioria, árvores antigas, eu diria velhas, imponentes algumas, outras, como pessoas idosas e com tempo para olhar árvores que decoram e enchem de vida a sua cidade. Muito diferente da Rua Dr. João Colin, que pena!
Outras ruas da cidade carecem de árvores. Muitas delas. Você já analisou a Avenida Getúlio Vargas? Nada de árvores, apesar do velho AURÉLIO definir Avenida "como estrada ou rua orlada de árvores"... Na Abdon Batista, uma das minhas árvores de corcovas, cantadas em 2008, foi decepada. Ela tinha uma plaqueta da Prefeitura Municipal. Morreu? Planta-se outra, ora!
Os felizes proprietários de construções na nossa extensa Avenida poderiam bem pensar em reflorestá-la. Ipês. Jacatirões, tantas outra espécies poderiam colorir, mesmo só de verde, a nossa grande artéria comercial.
Vamos lá, senhores do verde, colorir nossa avenida, nossas ruas?
O Prefeito anterior foi danoso em conservação de nossas árvores.
Vamos esperar a atuação do nosso novo Prefeito, no que diz respeito ao assunto reflorestamento urbano, em Joinville?
As árvores da Rua XV se foram há dois anos e jamais foram replantadas. As da Beira-Rio estão condenadas e ninguém sabe seu destino. Não acredito que não possam ser salvas! Não acredito!


                                                            
  

Plano de arborização urbana de São Carlos

Brasil Flora - Serviços Ambientais - (11) 99671-0681- São Paulo - SP(16)  8178-5953 São Carlos/SP Vamos conhecê-lo?-

Nenhum comentário:

Postar um comentário