quarta-feira, 16 de julho de 2014

A COPA E OS CAMPEÕES



Mila Ramos
Quantos países terão sediado a Copa do Mundo e saído campeões?
Não faço a menor ideia deste resultado, só sei que o Brasil nunca sediou e venceu uma delas. Pelo menos, desde que eu existo, há 83 anos.
Não sou fanática por futebol, mas o sou pela seleção do meu Brasil.
Tanto que, por mais que os entendidos (ou não) critiquem este ou aquele jogador, que arrasem com Felipão e a comissão técnica, ou os que queriam a convocação de fulano ou beltrano, eu quase choro pelo esforço que nossos jogadores fizeram sem conseguir chegar na frente.
Nosso time todo, com raras exceções, são “produtos” caríssimos no mercado mundial. Os maiores clubes de futebol do mundo têm defesa, ataque ou meio de campo brasileiros e dão milhões de reais para contratá-los, fazem até alguns contratos desconfiáveis para tê-los e os resultados de suas partidas são sempre consagradoras.
O que não funciona, então, aqui no Brasil, com esses mesmos atletas, segundo “a nossa crônica especializada”? Por quê perdemos em 50 e agora, quando brilhamos em outras copas, a ponto de sermos pentacampeões nesse jogo de bola pelo qual somos apaixonados?
É o treinador e sua comissão? Mas são dois profissionais campeões pelo mundo afora, ou não?
Foram pouco treinados? Pode ser. Estranhei quando soube que nossos atletas teriam 18 dias para treinar no “cinco estrelas” da Granja Comary e ainda assim, eram dispensados nos finais de semana. Pode ser isso..
Mas não ouvi, antes dos jogos, nenhuma chamada da imprensa quanto a isso. Então o motivo foi outro.
Ah! Estou com medo de achar que a “patrulha anticopa”, a turma do “não vai haver copa”, do queremos “hospitais e casas para o povo”, a turma do “fora Dilma”, a “elite branca” que vaiou a presidente na abertura dos jogos, deve ter algo a ver com isso...
O brasileiro de sul a norte está insatisfeito com o destino do Brasil nos últimos anos, e nossos jogadores foram afetados por esse humor congestionado pela corrupção, pelo sentimento de rejeição do povo que enche nossos cofres, para que, no submundo da política, os ladrões, tenham o que saquear.
Se o povo está insatisfeito, os jogadores, parte desse povo, também estão.
Acho que matei a charada!
                                          (FOTO COLHIDA NO GOOGLE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário